claudiamaiadermatologia@hotmail.com.com.br    |   

05/02 - Dia do Dermatologista | Sua pele merece os cuidados de quem realmente entende

O Dia do Dermatologista é comemorado há 20 anos, sempre no dia 5 de fevereiro, em homenagem à criação da Sociedade Brasileira de Dermatologia, na mesma data de 1912. A sociedade dermatológica é uma das mais fervorosas em atuações de assistência e esclarecimento da população, contribuindo cada vez mais para um Brasil consciente sobre a saúde da pele.

Além da pele, cabelos e unhas também são especialidades do dermatologista - profissional que se debruça a estudar, diagnosticar e tratar essas partes do nosso corpo nos âmbitos clínico, cirúrgico e estético.

A pele que habitamos

A pele é o maior órgão do corpo humano, embora não tenha sequer 2 milímetros de espessura. Ainda assim, age como um escudo, protegendo o organismo dos agentes externos e mantendo a temperatura ideal por dentro. É fonte de água e controla a pressão sanguínea, produz vitamina, elimina substâncias tóxicas e ainda dá ao corpo todo o seu contorno e relevo. Atrás de uma aparente simplicidade, é o mais versátil órgão humano e tão vital quanto o coração.

Com toda essa importância, é preciso que tenhamos um conhecimento mais amplo dessa camada que nos torna tão únicos. E como a pele é extremamente influenciada pelos estados emocionais e pelo modo de vida, os dermatologistas nos guiam sobre os cuidados dessa “casca” que externaliza tudo que somos por dentro.

Fonte: Medical Site

05 de Fevereiro de 2020