claudiamaiadermatologia@hotmail.com.com.br    |   

O que você sabe sobre a hanseníase?

Janeiro é o mês de conscientização sobre a hanseníase, uma doença milenar que ainda é considerada endêmica no Brasil. Popularmente conhecida como lepra, essa doença atinge cerca de 30 mil pessoas por ano, fazendo do nosso país o segundo com maior número de casos.

É causada pelo bacilo de Hansen, que entra no corpo pelas vias respiratórias e atinge a pele e os nervos. Os sintomas mais comuns são o surgimento de manchas brancas ou avermelhadas que apresentam perda de sensibilidade local. Por atingir o sistema nervoso periférico, a hanseníase também pode afetar os movimentos do indivíduo, resultando até mesmo em limitações físicas permanentes.

A doença existe há mais de 2 mil anos e antigamente era tida como um castigo dos deuses. Infelizmente, a falta de tratamento na época fazia com o que o isolamento dos doentes fosse a única saída. Por ser contagiosa, é uma doença que ainda carrega grande carga de preconceito.

O que poucos sabem é que a hanseníase tem cura, mas para o sucesso do tratamento é preciso que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. Cabe ressaltar que, logo após a primeira dose de medicação, ela deixa de ser transmissível.

A campanha do Janeiro Roxo, em que a comunidade médica se une para levar conscientização sobre essa doença que ainda assombra nosso país, acontece durante todo este mês. Entre você também nesta luta!

Fonte: SBDRJ

14 de Janeiro de 2021